sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pré-lançamento, downloads ilegais e Andre Matos: o dia que Mentalize vazou.

No final do mês de julho apareceram novidades a respeito do novo trabalho do vocalista e maestro brasileiro Andre Matos (ex-Viper, Angra, Shaman e Shaaman). O álbum foi batizado de Mentalize, e o lançamento foi programado para 26/08 (semana que vem), somente no Japão, e sem previsão de lançamento no Brasil. O disco viria com 4 faixas bônus (um cover, uma regravação e duas inéditas). E mais uma vez, somente para os japoneses.

"Japoneses sempre ganham as bônus. Sacanagi."

Passaram dias de chororô entre fãs que queriam as bônus, o link pra baixar o álbum na íntegra e uma data específica para o lançamento. A empresa que vai distribuir o Mentalize em território nacional conseguiu então um grande feito: conseguiu fazer com que a pré-venda fosse marcada pro mesmo dia do lançamento no Japão. E de quebra o comprador terá direito a baixar o álbum pelo site, após a efetuação da compra. E ao menos uma das bônus fará parte do CD nacional. Bom demais pra ser verdade.

Tudo parecia bem, se não fosse por um detalhe: o álbum vazou na rede. Mesmo os intensos e cordiais avisos de banimento da comunidade de Andre Matos no Orkut e o comunicado oficial da empresa distribuidora não foram suficientes pra conter a vontade da galera de ouvir o álbum antes da data prevista. Então, aconteceu o que eu temia: surgiu aquela velha polêmica, a de se deve ou não baixar as músicas vazadas.

"Compre meu novo CD, ou te empalo com a minha lança do metal."

Uns defendem a tese de que se a pessoa "ama seu ídolo", compra o CD e não baixa ilegalmente, não importa o valor que custe. Outros levantam a bandeira de que se pode baixar primeiro, pra depois comprar. E outros dizem que se deve baixar primeiro, pra avaliar se a compra vale a pena ou não. As ideias expostas tem um pouco de verdade, e um tanto de bobagem que chega a ser engraçado, veja só.

"Exemplo de pessoas que amam o seu ídolo acima de todas as coisas.

Comprar CD sem se importar o valor é uma loucura sem tamanho. Estamos no meio de uma crise financeira, onde cada centavo vale ouro. os que não pensam assim é porque compra seus compact discs no cartão do papai ou ganha de dia das crianças. Se o preço for muito alto, simples: baixa na internet, economiza um dinheiro de sua cerveja/show/maconha/boneca inflável e espere o CD abaixar de preço. Se o preço estiver dentro da realidade de um jovem brasileiro (algo em torno de no máximo R$ 30,00), é melhor criar vergonha nas fuças e comprar logo. Baixando ou não, comprem a porra do CD e parem de discutir.

Só pra completar: a devoção a um determinado artista não se mede pela quantidade de materiais originais que se tem. Essa é a comparação mais imbecil que uma pessoa pode dizer.

Isso aqui não vale nada. Acredite no que eu digo.

5 comentários: